domingo, 9 de agosto de 2009

5º série - Rochas e solo.

Segue esse texto para auxíliar no estudo. Após criem dez questões com pergunta e resposta sobre o texto e me entreguem como atividade extra. prazo até dia 17/08/09.

DE QUE É FEITA A CROSTA TERRESTRE.

Na Crosta terrestre encontram-se minerais isolados ou reunidos formando rochas.
Quando a partir do mineral obtém-se um produto de interesse econômico, esse mineral passa a ser chamado minério.
Nos minérios, o metal pode ocorrer de forma pura ou combinado com outras substâncias. Você conhece minérios em que o metal ocorre de forma pura?
O ouro, a prata, a platina e o cobre podem ocorrer como metais puros. Dentre os minérios extraídos no Brasil, podem ser citadas:
Hematita – minério de ferro;
Bauxita – minério de alumínio;
Cassiterita – minério de estanho;
Pirita – minério de enxofre;
Galena – minério de chumbo;
O lugar onde ocorre grande concentração de um minério é denominado jazida.
De acordo com a sua origem, as rochas podem ser magmáticas, sedimentares ou metamórficas.

Rochas Magmáticas ou Ígneas.
Essas rochas formaram-se pelo resfriamento do magma e são, em volume, as predominantes na crosta terrestre. Foram as primeiras rochas formadas na Terra e deram origem a outros tipos de rocha.
Alguns tipos de rochas magmáticas formaram-se dentro da crosta terrestre. O resfriamento do magma, nesse caso, foi lento. O granito é formado por quartzo, feldspato e mica. É o principal exemplo desse tipo de rocha. Encontra-se na estrutura cristalina abaixo dos continentes.
Por ser uma rocha muito dura, o granito serve para fazer calçamento de ruas e guias. Quando bem polido ou lixado, é usado para revestir paredes, pisos, túmulos e balcões de pias. Quando reduzido a pequenas pedras, pode ser um componente do concreto, usado, por exemplo, na construção de casas, prédios, pontes, barragens de usina hidrelétrica.
O quartzo é um mineral com aspecto que lembra o vidro. No granito, aparece como pontos mais claros, espalhados uniformemente. Também pode ser encontrado isolado, formando blocos de tamanhos variados. Quando incolor e transparente, é conhecido como cristal de rocha. Bastante comum é o quartzo roxo, conhecido como ametista. O quartzo pulverizado serve como matéria-prima para fabricação do vidro.
O feldspato é o mineral que predomina no granito. Sua cor pode ser branca, rósea, amarelada ou cinza. É o componente que dá a cor ao granito. A argila, presente no solo, provém de sua composição.
A mica aparece no granito como pequeninas lâminas brilhantes. Há vários tipos desse mineral, sendo mais comuns as variedades incolor e preta. A variedade incolor é empregada como material isolante, por exemplo, nos ferros elétricos, o que permite seu aquecimento.
Outros tipos de rocha magmática formaram-se fora da crosta terrestre. Nesse caso, resultaram de lavas que escorreram para a superfície, sofrendo um resfriamento rápido e solidificando-se. O basalto é um exemplo desse tipo de rocha. Ele pode ser cinza-escuro, cinza-claro ou castanho.
As lavas, ao endurecerem pelo resfriamento, formaram imensa camada de basalto, que aparece em vários lugares do sul do país. A decomposição do basalto deu origem à terra roxa, muito fértil, que determinou grande desenvolvimento da agricultura nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre outros empregos, o basalto é muito usado como pedra britada para concreto e no revestimento de calçadas e ruas.
Uma rocha muito interessante formada fora da crosta terrestre é a pedra-pomes, resultante do resfriamento muito rápido da lava vulcânica. Caracteriza-se por ser extremamente leve e porosa. A estrutura porosa deve-se a bolhas de gás que escaparam durante a solidificação. A pedra-pomes tem uso doméstico e serve como abrasivo para remover pele velha e calosidades.

Rochas Sedimentares.
As rochas podem sofrer processo de desgaste como o tempo. Esse desgaste pode acontecer por causas químicas ou físicas. Chamamos de químicas as causas nas quais substâncias reagem com a rocha, modificando-a. Um exemplo é a modificação causada pele chuva ácida.
A chuva ácida contém água mistura com ácido; forma-se naturalmente na atmosfera com produtos lançados pelas indústrias, causa problemas de saúde, corrói monumentos de mármore, prejudicam vegetais e animais.
O desgaste físico das rochas é conhecido pelo nome de erosão, que pode ocorrer pela ação do vento ou pela variação doe temperatura.
§ Erosão causada pelo vento:
Em milhares ou até milhões de anos, o vento vai desgastando as partes mais frágeis das rochas e conservando as mais duras.
§ Erosão causada pela variação de temperatura:
A variação de temperatura faz com que a rocha aumente ou diminua de volume. Quando aquecida, aumenta de volume. Quando esfriada, diminui de volume. Isso faz com que a rocha se quebre.
Essa erosão pode também acontecer quando a água entra em cavidades da rocha e depois se congela. Ao congelar, a água aumenta de volume provocando rachaduras na rocha. Lembre-se dos vasilhames de vidro esquecidos no congelador!
Por meio desses desgastes, as rochas magmáticas vão se fragmentando em partículas menores como areia, argila e seixos. Essas partículas podem ser denominadas sedimentos. Esses sedimentos vão sendo transportados pelo vento, pela água, por geleiras e depositados em depressões do terreno juntamente com restos de animais e plantas.
Após muito tempo, as camadas mais profundas dos sedimentos sofrem pressão das camadas mais superficiais e acabam por endurecer. Forma-se assim uma rocha sedimentar.
Um exemplo de rocha sedimentar é o arenito, uma rocha formada por grãos de areia compactados. No estado do Paraná, a região turística de Vila Velha, próxima a Ponta Grossa, constitui-se num belo exemplo de blocos de arenito formados pelo acúmulo de partículas de areia, argila e óxido de ferro. Ali a erosão esculpiu formas pitorescas, que deixam à impressão de uma cidade em ruínas.
Outro exemplo de rocha sedimentar é o calcário, de origem marinha. Em contato com ácido, o calcário reage com produção de bolhas de gás carbônico. Pelo calor, pode-se transformar o calcário para obter:
Cimento - pelo aquecimento de uma mistura de calcário e argila, que em seguida é moída.
Cal - produzida em fornos onde o calcário é aquecido. A cal é uma substância corrosiva. Também são rochas sedimentares: areia, argila, saibro e carvão.


Rochas Metamórficas
As rochas magmáticas e as rochas sedimentares podem sofrer mudanças e tornar-se um outro tipo de rocha: as rochas metamórficas. As mudanças são causadas principalmente por aumento de temperatura e pressão que as rochas têm de suportar. As mudanças são causadas principalmente por aumento de temperatura e pressão que as rochas têm de suportar. São exemplos de rochas metamórficas o mármore, o gnaisse, o xisto e a ardósia.
O mármore origina-se do calcário. Sua cor é variável, podendo ser branca, rósea, esverdeada ou preta. As marmorarias transformam os blocos de mármore bruto em pedras lapidadas para pias de cozinha, pisos de residência, revestimento de paredes e outros fins. O gnaisse é uma rocha metamórfica que possui os mesmo minerais encontrados no granito e é tão duro como ele.
O xisto é uma rocha formada pela compressão de depósitos sedimentares. A Região Sul do Brasil tem grandes jazidas de xisto betuminoso, do qual se pode extrair petróleo.
A ardósia é uma pedra muito bonita e tem sido muito usada na decoração de casas e apartamentos.
Trata-se também de uma rocha metamórfica, formada a partir da argila xistosa que foi enormemente comprimida. Da rocha que resulta é possível talharem-se fatias bem finas.

Um comentário: